O que eu vivi em São Joaquim

Final de ano, calor, verão: hora de ir pra praia? Pra mim não. É hora de pegar a estrada e ir para algum cantinho da serra ou do interior 😀 Esse “esquema” começou no ano passado, quanto passei a virada em Arroio Trinta, uma cidadezinha do oeste catarinense. Assim, tento repetir anualmente essa ideia e a cidade escolhida para esperar 2019 chegar foi São Joaquim SC.

Praça central de São Joaquim

O motivo da escolha? Nenhum específico. Tinha em mente que Arroio Trinta foi uma viagem bastante longa, e essa precisava ser um pouco mais curta. Além disso, por conta da neve, São Joaquim talvez seja uma das cidades mais famosas para fazer turismo em Santa Catarina. Um único parâmetro estava nas minhas buscas: o hotel precisava ter piscina, porque se o calor fosse grande, esse seria nosso programa preferido. Com isso, escolhemos a Pousada Caminhos da Neve (que reservei pelo Booking), logo na entrada de São Joaquim. Ela preenchia os requisitos: bom custo-benefício, com café da manhã e piscina. Pagamos R$400 por 2 diárias, chegamos no dia 30 e saímos dia 01. Um detalhe: a pousada só aceita pagamento em dinheiro e 50% tem que ser depositado no ato da reserva.

De Joinville até São Joaquim foi uma viagem de umas 7h. Fomos pela BR-101, pegamos trânsito em Balneário Camboriú (pra variar…) e o que parecia não tão longe assim, acabou sendo – tanto que nossa próxima virada tem que ser à menos de 2h de Joinville, pelamordedeus. Chegamos na pousada por volta das 15h, e sobre ela, posso dizer que é um local simples e até rústico. Não espere grandes luxos se você escolher essa opção. Não tem ar condicionado no quarto, mas tem aquecedor, afinal o frio lá é forte. O café da manhã é básico, mas o que compensa é a área externa, com a piscina e muitas hortênsias floridas! (acabei de ficar chocada porque descobri que escrevi hortênsia errado a vida toda, com C) Ah, para quem for no inverno, tem uma área social e alguns quartos com lareira ❤

Pousada Caminhos da Neve São Joaquim

Na chegada, resolvemos apenas descansar e tirar um cochilo gostoso ❤ Nosso quarto tinha uma cama de casal, uma cama de solteiro, uma mesinha simples, frigobar e banheiro. Mais uma vez: tudo bem simples, então não tenha altas expectativas se escolher a Pousada, ok? De noite, resolvemos jantar na Pizzaria Água na Boca, que fica próximo ao centro de São Joaquim. Uma pizza para 2 pessoas saiu cerca de R$40 e era bem gostosa. Além disso, o ambiente é super charmoso, uma casinha de madeira fofa por fora e por dentro fotos de grandes nevascas que aconteceram nos últimos anos em São Joaquim. E se você achava que a temperatura em São Joaquim é a mais baixa do Brasil, saiba que o recorde fica em outra cidade de Santa Catarina: Xanxerê, com  -11,1 °C em 1953. Mas, a temperatura no inverno em São Joaquim atinge casas negativas facilmente (Bruna sendo cultural e informativa :D)

Pizzaria Agua na Boca São Joaquim

Para nós, que fomos no verão, de noite era possível sentir um clima mais agradável. Tanto que resolvemos visitar o centrinho e eu estava com meu inseparável casaquinho ❤ Não sei no inverno, mas no Natal, com todas as luzinhas na rua, o centrinho de São Joaquim ficou lindo demais! E aqui notamos algo curioso: não tem nenhum semáforo na cidade :´D Outro ritmo de vida, certamente.

Centro São Joaquim

No dia seguinte, dia 31.12, resolvemos aproveitar a cidade e seus arredores. Em dias normais São Joaquim não tem aqueeeeeela quantidade de atrações. Em uma fuçada rápida no TripAdvisor você nota que não existem tantos pontos turísticos (o que, como marketeira que sou, acho um grande desperdício. Gramado tá aí pra comprovar como é possível ser uma cidade turística além do inverno). Então, pegamos estrada por 50km para chegarmos ao mirante da Serra do Rio do Rastro. Há algum tempo, quando fomos para Urubici, paramos por lá e vimos: isso mesmo, NADA! Era muuuuita neblina. Dessa vez, o sol do verão ajudou e pudemos ver tudinho 😀 o melhor é que, indo de São Joaquim, você não faz  a Serra, que foi a parte que menos gostamos porque as curvas são tensas.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

Ainda passamos na lojinha do mirante e eu comprei geleia de maçã \o/ e só isso mesmo XD Voltamos para o centrinho de São Joaquim, conhecer o local de dia. A praça é uma graça, no maior estilo cidadezinha do interior (o ponto alto foi o doguíneo que encontramos, tem no vídeo no final do post!). Também visitamos a Igreja Matriz, que por fora é toda de pedra e por dentro de madeira. É bem bonita, mas nada que uma visita rápida não resolva.

Igreja de São Joaquim

E é isso. Sério. Foram esses os pontos turísticos que conhecemos em São Joaquim. Alguns estavam fechados por conta da data, outros apenas não fomos, mas São Joaquim também não tem lá tantas coisas, então eu recomendo que, para quem for, um final de semana ou três dias são suficientes. Ou talvez, combinar com outras cidades da Serra seja uma ótima opção para fazer turismo SC. Outros pontos que não visitamos foram: Estação Experimental da Epagri, Mirante dos Pinheiros, Museu Histórico Municipal São Joaquim Chateaubriand, Maior Araucária da Serra Catarinense e Museu de Artes (tudo link do TripAdvisor porque acho muito útil ver as opiniões de quem já esteve lá).

Almoçamos no Chocolate Caseiro do Bosque, uma chocolateria/sorveteria/lanchonete charmosa no centro (e um dos poucos lugares abertos no dia 31). Pedimos um sanduíche delicioso, suco de maçã com uva, e claro, sorvete de sobremesa ❤ Recomendo fortemente esse local, porque tudo estava incrível! Além disso, é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas para a família (ou levar umas gordices pra comer em casa).

Assim, voltamos pro hotel à tempo de colocar o biquíni e pular na piscina \o/ Porém, São Joaquim não é Joinville e o calor lá não é calor hahahaha Dessa forma, entrar e sair da piscina com o ventinho foi difícil. Mas, foi bom aproveitar esse momento de folga.

Férias em São Joaquim SC

Mas, e onde jantar em pleno 31/12 se tudo fecha? Nossa solução foi a lanchonete do posto Sam Rafael. Por mais que pareça estranho, a lanchonete do posto é toda decorada e eles fazem sanduíches na hora deliciosos! O meu era de carne com queijo e estava maravilhoso! Foi a ceia de virada mais diferente da minha vida hahahaa 😀 Depois, voltamos para o hotel e esperamos pacientemente vendo seriado pela virada.

Próximo à meia noite, fomos para a área de piscina. Aos poucos, outros hóspedes com espumante se aproximaram. Não havia nada de virada na cidade, nem mesmo no centro, nem mesmo os moradores se reunindo. Uma das hóspedes foi até o centro e estava tudo às moscas :´D Assim, quando deu meia noite, uns poucos fogos estouraram e nós comemoramos a chegada de 2019, com pessoas que nunca vimos, mas com um céu estrelado que eu nunca tinha visto na vida ❤ O céu de São Joaquim é lindo demais! (e olha eu na foto da virada de casaquinho :D)

Stories São Joaquim

Aproveita e segue lá: @bmarzarotto

E assim, no dia seguinte cedinho, voltamos para encarar mais horas de viagens até Joinville. Não pegamos trânsito, porque fomos por estradas paralelas à BR-101. Teve calor e perrengue por falta de líquido no radiador, mas no final, tudo certo haha 😀 Mais história para contar.

Estrada São Joaquim SC

“Mas Bruna, vale a pena ir para São Joaquim no verão?” Olha, se você gosta de agito, São Joaquim não é para você nem no inverno. Eu fui já sabendo que ia encontrar uma cidadezinha pacata, mas até mesmo para mim foi bem tranquila. É ideal para dias que você quer ficar sossegado, para aproveitar com a família ou com quem você ama. Acho que no verão, São Joaquim também tem sua beleza, mas o inverno deve ser mais mágico – especialmente se você der a sorte de ver neve. E você pode conferir um vídeo curto com alguns dos momentos de turismo em São Joaquim logo abaixo:

E foi isso que eu vivi em São Joaquim 😀 E você? Já foi pra lá? Tomou chocolate quente ou banho de piscina? Veja outros posts do blog aqui:

Obrigada por ler esse post, e até a próxima ❤

8 comentários

  1. Ana Rosa Montagnoli · fevereiro 23, 2019

    Adoreiii, Bru!! Tomara que as cidades comecem a te patrocinar pra visitá-las e que você faça posts novos toda semana hahaha ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: O que eu vivi em Machu Picchu | o que eu vivi
  3. Pingback: O que eu vivi na Guarda do Embaú | o que eu vivi
  4. Pingback: O que vivi em Santa Catarina – Gaspar, Blumenau, Arroio Trinta e Treze Tílias | o que eu vivi
  5. Pingback: O que eu vivi em Urubici | o que eu vivi
  6. Pingback: O que eu vivi nas Cachoeiras de Corupá | o que eu vivi
  7. Pingback: O que eu vivi na Serra Gaúcha | o que eu vivi

Deixe um comentário